A Prefeitura de Curitiba lançou o Portal IBS Curitiba, uma iniciativa para informar e preparar cidadãos e empresas para a Reforma Tributária. O portal centraliza legislações, cronogramas e uma seção de “mitos e verdades” sobre o novo modelo de impostos.
Uma das principais mudanças abordadas no portal é a alteração na lógica de arrecadação: antes, o imposto ficava na cidade de origem do serviço; agora, será destinado à cidade de consumo. Essa inversão exige modernização dos sistemas para o cruzamento de dados de notas fiscais e operações de ICMS.
Três pontos-chave da estratégia de Curitiba incluem:
1. **Tecnologia e IA:** Utilização de Inteligência Artificial para monitorar o split payment e auxiliar na regularização automática dos contribuintes.
2. **Novas Receitas:** Busca por alternativas como Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Naming Rights para compensar possíveis impactos na arrecadação.
3. **Protagonismo Técnico:** Participação de auditores fiscais de Curitiba na elaboração das regras nacionais do IBS e da nova Nota Fiscal de Serviços eletrônica.
O IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) substituirá o ISS (municipal) e o ICMS (estadual), unificando a tributação sobre o consumo.